domingo, 19 de agosto de 2012

Possível pegada de dinossáurio encontrada em complexo espacial da NASA

Nodosaurus, o dinossáurio do Cretácico cuja pegada pode ter sido encontrada no complexo Goddard Space Flight Center da NASA - Crédito imagem: wikipédia 

O complexo da NASA do Centro Espacial Goddard (Goddard Space Flight Center), em Greenbelt (Maryland) pode conter uma pegada de dinossáurio, de acordo com uma notícia divulgada pelo 'Washington Post'.
Tudo indica que este campus da agência espacial americana, onde trabalham actualmente 7.000 cientistas e engenheiros mais voltados para o espaço, há cerca de 112 milhões de anos foi percorrido por um dinossáurio blindado, conhecido por nodosaurus.
A pegada foi descoberta por Ray Stanford, um paleontólogo amador, que já localizou cerca de 1400 restos de pegadas de dinossáurios e outros fósseis, desde 1994, na área de Maryland.
A pegada encontrada por Stanford corresponderia a um nodosaurus, uma espécie de dinossáurio anquilosaurio (herbívoro, quadrúpedo) do Cretácico, com o corpo coberto por placas dérmicas.
A marca encontrada no solo vermelho foi deixada pela pata traseira esquerda, apresentando um tamanho semelhante ao da pegada de um elefante, com quase 35,5 centímetros de largura (ver imagem).
Segundo o 'Washington Post', responsáveis da NASA aceitaram a descoberta como válida, mas vão contactar especialistas para confirmar e verificar se há mais restos fósseis na área do complexo, com mais de 514 hectares. O jornal não divulgou o local exacto da descoberta, a pedido da NASA.
Stanford especulou que o nodosauro estaria a correr quando deixou a sua pegada, possivelmente fugindo de predadores.
"Gosto deste paradoxo", disse o paleontólogo ao jornal. "Os cientistas espaciais andam por aqui, e caminham por onde este enorme, desajeitado e pesado dinossáurio blindado andava há 110 ou 112 milhões de anos. É tão poético".
Mais imagens de fósseis de dinossáurios de Maryland
Fonte: Washington Post via El Mundo.es

Sem comentários: