domingo, 26 de agosto de 2012

Poderoso Tufão Bolaven chega ao Japão e a tempestade tropical Isaac à Flórida

Tufão Bolaven, observado pelo satélite Terra da NASA, movendo-se no Mar das Filipinas, em 24 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

Em 24 de Agosto de 2012, pelas 2:40 UTC, o satélite Terra da NASA observou o Tufão Bolaven e captou uma imagem da tempestade, onde é claramente visível um olho. Imagens de infravermelhos do satélite Aqua mostram também um olho bem definido, com uma banda de trovoadas fortes.
O olho do Tufão Bolaven tornou-se evidente enquanto a tempestade se intensificou para um furacão categoria quatro, de acordo com a escala de Saffir-Simpson. O centro do Bolaven estará perto da ilha japonesa de Okinawa, no domingo, 26 de Agosto, por indicação do centro Joint Typhoon Warning Center.
Um tufão de categoria quatro tem ventos máximos entre 209 e 251 quilómetros por hora. Para esta categoria, a escala de Saffir-Simpson prevê danos catastróficos, como danos graves em construções, mesmo que sejam bem construídas. A maioria das árvores tomba ou é arrancada e os postes de energia são derrubados, o que poderá isolar áreas residenciais. A falta de energia irá durar semanas, possivelmente meses. A maior parte da área ficará inabitável durante semanas ou meses.
No fim desta manhã de domingo (26 de Agosto), o poderoso Bolaven com cerca de 666,7 Km de largura, localiza-se a cerca de 200 Km de Okinawa, movendo-se a 17 Km/h e provocando grande agitação no mar, com ondas de 14,3 metros.
Embora o centro do furacão passe Okinawa, mais tarde neste domingo, o mau tempo já se fez sentir na região desde ontem (25 de Agosto) - atendendo à grande dimensão do furacão - com trovoadas e rajadas de vento forte a aumentar de intensidade.
Na segunda-feira (27 de Agosto), Bolaven afasta-se para o nordeste, e as condições devem melhorar. Meteorologistas do Centro Joint Typhoon Warning esperam que o Tufão Bolaven possa atingir terra firme em qualquer parte do nordeste da China ou Coréia do Norte, na próxima semana.

Tempestade tropical Isaac captada pelo satélite NOAA GOES-13, no domingo, 26 de Agosto às 9:45 am EDT. As nuvens de Isaac vão de Cuba até ao norte da Flórida - Crédito: NASA GOES Projeto

Entretanto, a tempestade tropical Isaac, no Oceano Atlântico, passou por Cuba sem causar grandes danos e dirige-se para a costa da Flórida, nos Estados Unidos. Mas ao atravessar o Haiti, os ventos fortes de Isaac provocaram a destruição de casas e áreas agrícolas, deixando seis mortos e obrigando a evacuar milhares de pessoas para refúgios.
Isaac deve intensificar neste domingo, à medida que se aproxima da região de Florida Keys e espera-se que entre no Golfo do México já como furacão, o que pôs em alerta grande parte do litoral sul dos Estados Unidos, inclusive Nova Orleans (Louisiana), cidade arrasada pelo furacão "Katrina" em 29 de Agosto de 2005.
Além de grande precipitação, hoje (26 de Agosto) são esperadas condições de furacão nas áreas de alerta de furacão, no sudoeste da Flórida e das Florida Keys. Também podem surgir tornados isolados, que são sempre uma possibilidade quando um ciclone tropical se move sobre a terra.
A aproximação da tempestade tropical Isaac da Florida já fez adiar o lançamento das sondas gémeas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) da NASA, que vão estudar a perigosa radiação dos Cinturões Van Allen, que envolvem o nosso planeta.
Fonte: NASA

Sem comentários: