terça-feira, 28 de agosto de 2012

Descoberto sistema planetário com dois planetas orbitando um par de estrelas

O sistema planetário circumbinário Kepler-47 tem dois planetas em trânsito orbitando as duas estrelas. Está localizado a 4900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus - Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

Astrónomos anunciaram a descoberta, pela primeira vez, de um sistema planetário contendo múltiplos planetas em trânsito orbitando duas estrelas. Este sistema, conhecido por sistema planetário circumbinário, está localizado a 4900 anos-luz da Terra, na constelação Cygnus.
Há pouco menos de um ano foi apresentado o planeta circumbinário Kepler-16b. Agora, o Telescópio Espacial Kepler descobriu mais dois planetas num sistema do mesmo tipo, Kepler-47.
Vistas a partir da Terra, as duas estrelas em órbita eclipsam-se regularmente uma à outra a cada 7,5 dias. Uma das estrelas tem um tamanho semelhante ao Sol, mas apenas 84% do seu brilho. A segunda estrela é muito pequena, medindo apenas um terço do tamanho do Sol e com menos de 1% do brilho.
Os dois planetas transitam as estrelas hospedeiras em períodos diferentes. O mais interior, Kepler-47b, orbita o par de estrelas em menos de 50 dias, e um tamanho três vezes o raio da Terra. É o menor planeta em trânsito circumbinário conhecido.
Visto em primeiro plano na imagem, o planeta exterior, Kepler-47c, orbita o par de estrelas a cada 303 ​​dias, na chamada "zona habitável," a região do sistema planetário onde a água líquida pode existir na superfície de um planeta.

Ilustração comparando o sistema planetário circumbinário Kepler-47 com o nosso sistema solar. Kepler-47 tem duas estrelas e dois planetas em trânsito, um deles é o primeiro planeta circumbinário conhecido orbitando na "zona habitável" circular (área a verde), semelhante à zona onde a Terra orbita o Sol. Em Kepler-47 a "zona habitável" está centrada na estrela maior - Crédito: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

Pensa-se que Kepler-47c é um gigante gasoso, um pouco maior que Neptuno, onde pode existir uma atmosfera espessa de nuvens claras de vapor de água, embora não seja um mundo favorável à vida. Fonte: NASA

Sem comentários: