segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Robô Curiosity atirou numa rocha marciana com o seu laser

A imagem composta, com ampliações inseridas, representa o primeiro teste com laser realizado pelo instrumento de Química e câmera, ou ChemCam, a bordo do robô Curiosity da NASA, em 19 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/LANL/CNES/IRAP

O robô Curiosity disparou, pela primeira vez, o seu laser numa pequena rocha marciana, que agora os cientistas chamam de "Coronation" (Coroação). Este disparo de domingo (19 de Agosto) serviu para testar o seu instrumento de Química e Câmara ou ChemCam, que determina a composição das rochas atingidas pelo seu poderoso laser.
Nesta primeira experiência, o robô enviou 30 impulsos de laser em 10 segundos sobre a rocha "Coronation", para analisar os resultados. A energia do laser excita os átomos na rocha, transformando-os num plasma ionizado e brilhante. ChemCam capta a luz com um telescópio e analisa-a com três espectrómetros em 6.144 comprimentos de onda diferentes de luz ultravioleta, visível e infravermelho, para determinar a composição da rocha vaporizada.
A técnica usada por ChemCam tem sido utilizado para determinar a composição de alvos noutros ambientes extremos, como dentro de reactores nucleares e no fundo do mar, e tem tido aplicações experimentais em monitoramento ambiental e detecção do câncro. A investigação feita com a rocha marciana "Coronation" é a primeira utilização da técnica em exploração interplanetária.
Os primeiros resultados obtidos sugerem que este instrumento de alta tecnologia está a funcionar bem. ChemCam é um dos dez instrumentos científicos transportados pelo Curiosity e que dependem da fonte de energia de plutónio do robô, para explorar a cratera Gale e determinar se alguma vez a área teve condições ambientais favoráveis à vida microbiana, incluindo os ingredientes químicos da vida.
Fonte: NASA

Sem comentários: