quarta-feira, 15 de agosto de 2012

As dezassete câmaras do robô Curiosity

Robô Curiosity e as suas 17 câmaras: sete localizadas no mastro vertical, uma na extremidade do braço robótico e nove no plataforma principal do veículo - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O robô Curiosity está em Marte com a missão científica de procurar evidências de ambientes favoráveis à vida microbiana. Muitas pessoas, por todo o mundo, vão seguir a sua actividade durante os dois anos previstos pela NASA. No mínimo, vão poder apreciar as fantásticas imagens que ele já começou a enviar para Terra.
Todas as imagens transmitem informações preciosas aos cientistas da missão, mesmo que mostrem um pedaço da paisagem marciana com uma roda do robô a um canto. Não é o resultado de um mau fotógrafo, mas uma maneira de saber se tudo está bem a alguns milhões de quilómetros de distância.
Aqueles que não são cientistas mas têm curiosidade, verão apenas imagens de outro mundo.
Entre os instrumentos científicos que transporta, o Curiosity tem dezassete câmaras para captar imagens e filmes de alta qualidade, a preto-e-branco e a cor, e panoramas 3D da paisagem marciana. As câmaras têm diferentes localizações e serão usadas de acordo com a missão.
No cimo do mastro, as MastCams (2) são duas câmaras principais do robô (semelhantes a um par de olhos). Fornecem imagens e vídeos a cores do ambiente circundante, em comprimentos de onda visíveis e de infravermelho próximo. As duas câmaras combinadas podem tirar imagens 3D e, ainda, imagens panorâmicas coloridas em 360 graus, combinando 150 fotos individuais tomadas pelas duas girando lentamente em círculo.
Curiosity usará a câmara Mars Hand Lens Imager (1) (MAHLI), situada na extremidade do seu braço robótico, para inspecionar rochas marcianas e solo de perto. Vai funcionar como um microscópio, resolvendo o material inferior a 15 microns, cerca de metade do diâmetro de um fio de cabelo humano. MAHLI será capaz de funcionar de noite e de dia, usando quatro LEDs de luz branca e dois de luz ultravioleta.
As Hazcams (8) transmitiram as primeiras imagens de Marte. Foram protegidas por capas protectoras transparentes imediatamente após o pouso, por causa do pó que se levantou com o toque no chão. Por isso as imagens iniciais não eram nítidas. Essas capas serão retiradas mais tarde. Com o veículo em movimento, as câmaras Hazcam da frente darão imagens em 3D de possíveis alvos, para ajudar os cientistas a planejar o movimento do braço robótico do Curiosity na recolha das amostras.

Imagem 3D obtida pelas câmaras Hazcams da frente do Curiosity, logo após o pouso, em 6 de Agosto (EDT). O Monte Sharp é visível, ao longe, acima do solo - Crédito: NASA/JPL-Caltech

O Curiosity também tem dois pares de câmaras de navegação (Navcams) (4), montadas no cimo do mastro. Têm uma qualidade de imagem semelhante às Hazcams, e serão usadas ​​para ajudar a manobrar o veículo para locais interessantes.
A câmara Mars Descent Imager (1) (MARDI) filmou a aproximação do robô ao solo na descida, durante os minutos finais dos "Sete minutos de Terror". Para além do filme, a câmara poderá ajudar a conhecer melhor o local de pouso e área à volta.
A câmara remota Micro Imager (1) faz parte do conjunto de Química e Câmara (Chemcam), que tem a capacidade para analisar um afloramento rochoso à distância. Para isso, dispara um laser, analisa a composição elementar dos materiais vaporizados e também pode usar a câmera remota para obter imagens extremamente detalhadas.
Fonte: NASA e BBC

Sem comentários: