terça-feira, 28 de agosto de 2012

Robô Curiosity transmitiu a primeira voz humana gravada a partir de Marte

Impressionante imagem da base do Monte Sharp, destino de estudo do robô Curiosity. As suas camadas geológicas guardam muita da história de Marte e que o robô quer descobrir. A imagem é parte de uma maior obtida pela câmara do mastro (MastCam) do Curiosity, em 23 de Agosto de 2012. A cor foi melhorada para mostrar a paisagem de Marte sob condições de iluminação semelhantes às da Terra, o que ajuda a analisar o terreno. O monte pontiagudo no centro da imagem tem cerca de 300 metros de diâmetro e 100 metros de altura - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O robô Curiosity retransmitiu a primeira gravação da voz humana feita na Terra e enviada para outro planeta.
As palavras foram proferidas por Charles Bolden, administrador da NASA, e enviadas para o robô em Marte, via rádio, e transmitidas de volta para o Deep Space Network (DSN), da NASA. Na sua mensagem via planeta vermelho, Charles Bolden congratulou os funcionários da NASA e os parceiros comerciais e governamentais da agência pelo sucesso do Curiosity (ouvir mensagem neste endereço), e não esqueceu o sonho americano de uma viagem tripulada a Marte.
"Curiosity vai trazer benefícios para a Terra e inspirar uma nova geração de cientistas e exploradores, enquanto se prepara o caminho para uma missão humana num futuro não muito distante ", disse Bolden na sua sua mensagem gravada.
Embora a importância desta experiência de aúdio possa ser em grande parte simbólica, os cientistas da NASA esperam que signifique uma maior presença humana em Marte.
"Com esta voz, outro pequeno passo foi dado para alargar a presença humana para lá da Terra, e a experiência de explorar outros mundos está um pouco mais perto de todos nós", disse Dave Lavery, executivo do programa do Curiosity, invocando a famosa frase proferida pelo astronauta Neil Armstrong a partir da superfície da Lua, em 20 de Julho de 1969.
A reprodução de voz foi apresentada juntamente com novas imagens a cor da paisagem marciana, durante uma conferência de imprensa realizada em 27 de Agosto de 2012, no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena, Califórnia.
As imagens mostram uma paisagem erodida e ravinas na encosta do Monte Sharp, com camadas geológicas claramente expostas, captadas pelas câmaras do mastro do Curiosity.

Visão panorâmica colorida a 360º do local de pouso do Curiosity, incluindo a parte visível do Monte Sharp para o robô, obtida com 140 imagens da sua câmara de mastro em 8 e 18 de Agosto de 2012. A cor foi melhorada para que as condições de iluminação sejam semelhantes às da Terra, o que ajuda na análise do terreno. Esta parte do Monte Sharp está sensivelmente a 20 Km do robô - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

A equipa da missão também apresentou um impressionante panorama de 360 ​​graus do local de pouso na cratera Gale, mostrando em detalhe alguns dos locais a explorar nos próximos dois anos.
O objectivo final do robô é a base do Monte Sharp, no centro da cratera, onde a sonda em órbita de Marte detectou depósitos com sinais que estiveram expostos à água no passado. Esses depósitos encontram-se a cerca de 10 Km (em linha recta) do local de pouso do Curiosity.
Galeria de fotos do Curiosity
Fonte: NASA

Sem comentários: