quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Nave de carga russa voou até à Estação Espacial Internacional em tempo recorde

Nave de carga russa não tripulada Progress 48 aproxima-se da ISS para acoplar, apenas quase seis horas depois do seu lançamento da Ásia Central, em 1 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA TV

A nave espacial de carga não tripulada Progress 48 chegou à Estação Espacial Internacional, transportando abastecimentos para os seus seis tripulantes.
A nave russa acoplou na plataforma orbital em 2 de Agosto de 2012, pelas 2:19h (hora de Lisboa), um pouco antes do previsto, e menos de seis horas depois do seu lançamento a partir da Ásia Central. É a primeira vez que uma nave encaixa na estação espacial depois de uma viagem tão curta. (vídeo da aproximação e acoplagem
Normalmente, as naves de carga demoram até dois dias para conseguirem atracar à estação. Para além de transportar abastecimentos, desta vez a nave também testou, com sucesso, o novo plano de voos mais rápidos. Assim, o cargueiro russo só deu quatro voltas à Terra antes de acoplar, em vez de 34, como é normal. De acordo com os especialistas, todas as manobras decorreram sem problemas e a nave correspondeu bem durante todo o voo mais curto.
Eventualmente, a Rússia poderá implementar também este plano de voos mais curtos em futuras viagens tripuladas, nas naves espaciais Soyuz para a ISS. Isto significa uma redução de consumíveis nas viagens - como oxigénio, alimentos, combustível - e um maior conforto para os astronautas, que passariam muito memos tempo confinados na cápsula da Soyuz que é muito pequena.
Mais informações em Space.com e El Mundo

Sem comentários: