quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Robô Curiosity transmitiu a primeira música, a partir de Marte

Em 22 de Agosto de 2012, o robô Curiosity deixou, pela primeira vez, as marcas das suas seis rodas na superfície de Marte - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Pela primeira vez na história, uma música gravada foi transmitida para a Terra a partir de outro planeta.
Depois da mensagem gravada do Administrador da NASA, a canção "Reach for the Stars" do rapper norte-americano will.i.am, mais conhecido pelo seu trabalho com os Black Eyed Peas, também foi ouvida no Jet Propulsion Laboratory, em Pasadena, Califórnia.
O som musical percorreu mais de 700 milhões de quilómetros da Terra até Marte, e regresso de volta enviado pelo robô Curiosity, que se encontra na superfície do planeta vermelho, desde 6 de Agosto. Estiveram presentes cientistas, alunos, convidados especiais e meios de comunicação.
A cancão, escrita propositadamente para celebrar o sucesso do Curiosity, tornou-se na primeira música interplanetária e com um objectivo educativo de incentivar os jovens pela ciência e exploração espacial (vídeo da música no final).
A música é também uma homenagem a Neil Armstrong, como disse Leland Melvin, antigo astronauta dos vaivéns espaciais e Administrador da NASA para a Educação, durante o evento: "A melhor forma de homenagear a vida e o legado de Neil Armstrong é inspirar os jovens de hoje a seguirem o seu caminho. A primeira vez que Neil pisou a superfície da Lua deixou uma marca para a história. Talvez algum dos alunos aqui presentes, ou assistindo pela televisão, possa vir a ser o primeiro a pisar a superfície de Marte e prossiga o objectivo da humanidade na exploração".
Não é a primeira vez que a NASA utiliza a música no espaço. Várias canções têm sido usadas para acordar os astronautas em missão espacial na ISS ou nos vaivéns espaciais. Em Novembro de 2005, Paul McCartney interpretou a canção “Good Day Sunshine” durante um concerto que foi retransmitido na Estação Espacial Internacional. Em 2008, “Across the Universe” foi transmitida no espaço.


Fonte: NASA

Sem comentários: