quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Curiosity já deu um pequeno passeio em Marte

Curiosity deixa marcas na superfície de Marte, durante o seu primeiro teste de condução bem sucedido, em 22 de Agosto de 2012. A imagem foi tirada com a câmara frontal Hazard-Avoidance, que tem uma lente olho de peixe.  - Crédito: NASA/JPL-Caltech

A imagem mostra as marcas deixados pelas rodas do robô Curiosity durante o seu primeiro passeio na superfície de Marte, esta quarta-feira (22 de Agosto de 2012).
Segundo os técnicos da NASA, o teste de condução foi bem sucedido. O robô avançou 4,5 metros, girou 120º e, em seguida, retrocedeu 2,5 metros. Agora, o Curiosity está estacionado a 6 metros do local de pouso, que foi designado por Landing Bradbury (Pouso Bradbury), numa homenagem ao escritor americano de ficção científica e terror Ray Bradbury, falecido em Junho deste ano.
Bradbury foi um dos escritores mais famosos do século XX, com muitas das suas obras adaptadas à televisão ou filmes. Um dos seus trabalhos, Crónicas Marcianas (no original "The Martian Chronicles") é um livro de contos de ficção científica de 1950, cujo tema recorrente é a colonização de Marte por humanos com problemas e eventualmente vindos de uma Terra sob a iminência de ser devastada pela Guerra Atómica.
Mais imagens na Galeria do Curiosity
Fonte: NASA

Sem comentários: