sábado, 4 de agosto de 2012

Marte num minuto: Como saberemos se o robô Curiosity tocou a superfície de Marte em segurança?


Seguindo o programa, o robô Curiosity, da NASA, deverá pousar em Marte na noite deste domingo (5 de Agosto), pelas 10:31 PDT (1:31 am EDT, 05:31 h GMT, em 6 de Agosto). É quando um sinal indicando o pouso deverá ser recebido no centro de controlo da missão, no Jet Propulsion Laboratory, da NASA. Os sinais demoram 14 minutos a percorrer a distância de 248 milhões de quilómetros entre Marte e a Terra.
As naves espaciais Mars Odyssey e Mars Reconnaissance Orbiter, da NASA, a orbitar Marte, vão acompanhar todas as manobras de descida e pouso e transmitir as informações sobre o robô. A nave Mars Express, da ESA, que também está em órbita de Marte, está preparada para dar apoio nessa fase crítica da viagem do Curiosity.
A confirmação que o robô já se encontra, em segurança, na superfície do planeta vermelho está prevista directamente via Mars Odyssey às 5:31 h (GMT) de 6 de Agosto. Para isso, é preciso que todos os veículos espaciais envolvidos funcionem bem, e estejam no lugar certo, no momento exacto. É o que pretende mostrar o vídeo "Marte num minuto: Como saberemos se o robô Curisity tocou a superfície de Marte em segurança?"
Mais informações em http://mars.jpl.nasa.gov/msl/
Fonte: Via ESA

Sem comentários: