sábado, 11 de agosto de 2012

Chuva de meteoros Perseidas esta noite e conjunção de planetas

Meteoro Perseidas visto da Estação Espacial Internacional, um ponto de vista diferente para ver chuvas de estrelas - Fonte: wikipédia

Esta noite há chuva de meteoros Perseidas, atingindo o seu máximo na madrugada de domingo, 12 de Agosto, entre 4:00 e 13:00 GMT, ou UT). Segundo os especialistas, é a melhor chuva de estrelas do ano, podendo ver-se uma centena de meteoros por hora, se não houver poluição luminosa e se as condições atmosféricas permitirem.
Os meteoros Perseidas parecem irradiar de um ponto entre as constelações de Perseus e Cassiopeia, a nordeste do céu (ver mapa celeste). As Perseidas surgem quando a Terra passa pelo rastro de detritos do cometa Swift-Tuttle, o que acontece todos os anos no final de Julho ou início de Agosto.
Pedaços de rocha e gelo do cometa batem na atmosfera da Terra e ficam incandescentes, criando os feixes de luz a que chamamos estrelas cadentes.
No entanto, as Perseidas não são os únicos meteoros no céu, este fim-de-semana. Delta Aquaridas do Norte e do Sul ((NDA e SDA)) também estão activos. Estas chuvas de estrelas são menores que as Perseidas e resultam do cometa 96P/Machholz, que os cientistas suspeitam ser um visitante de outro sistema estelar.
É um bom fim-de-semana para ver chuvas de meteoros, sobretudo quando são acompanhadas por outro espectáulo celestal. Os planetas Júpiter e Vénus, juntamente com a Lua Crescente, estão alinhados em conjunção, mesmo ao lado das Perseidas, a leste do céu antes do amanhecer, onde vão permanecer entre 11 e 13 de Agosto.

Sem comentários: