quinta-feira, 23 de agosto de 2012

As grandes planícies no norte de Mercúrio

Grandes planícies no norte de Mercúrio, imagem obtida pela sonda MESSENGER - Crédito: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington

A imagem, captada em perspectiva pela sonda Messenger, mostra o norte de Mercúrio em cores, de acordo com a topografia da superfície. O roxo representa as áreas mais baixas e o branco as mais altas. A variação de alturas em Mercúrio vai até 10 Km.
As grandes planícies do norte, que se estendem para lá da parte visível do planeta, são mais baixas que as áreas vizinhas. Quase na parte central da imagem, estão as crateras Rubens e Monteverdi, com diâmetros aproximados de 159 Km e 134 Km, respectivamente.
A sonda Messenger é a primeira a orbitar o planeta Mercúrio, que ela estuda utilizando sete instrumentos científicos que tem a bordo e, ainda, investigação científica de rádio, para tentar descobrir a história e evolução do planeta mais interno do nosso Sistema Solar.
Durante o seu primeiro ano de missão científica, Messenger adquiriu cerca de 88.746 imagens e muitos outros dados. Actualmente, encontra-se numa fase de prolongamento de um ano da missão em Mercúrio, em que se espera obter outras 80.000 fotos a mais, para apoiar os objectivos científicos da sonda.
Fonte: MESSENGER

Sem comentários: