sábado, 4 de agosto de 2012

Cratera Gale, local de pouso do robô Curiosity

Cratera Gale onde o robô Curiosity vai pousar e realizar a sua missão científica em Marte - procurar sinais de vida - Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

Eis a cratera Gale vista pela câmara estéreo de alta resolução da nave Mars Express, da ESA. A imagem é em código de cores com base nas variações do terreno. A elevação mais baixa, em roxo, é a área de pouso do robô Curiosity. Aqui ele vai procurar sinais de água no passado - ou até pode ser vida - no Planeta Vermelho.
O robô irá tocar o solo marciano o mais perto possível do Monte Sharp, que se eleva 5,5 Km acima do leito da cratera e é o principal destino do Curiosity.
As naves que orbitam o planeta já identificaram aqui minerais e argilas que sugerem que a área pode ter tido água no passado. O Curiosity vai analisar amostras desses materiais com o seu laboratório de bordo, em busca do seu objectivo principal: os blocos construtores da vida.
A nave Mars Express também vai acompanhar a chegada do Curiosity à superfície de Marte, durante os "sete minutos de terror", que compreende a entrada na atmosfera, descida e pouso do robô, a fase mais crítica da sua viagem. A nave vai gravar os sinais de radio transmitidos pelo Mars Science Laboratory (MSL) que, posteriormente, serão enviados para a equipa da missão no Jet Propulsion Lab, na California.
Mais informações em ESA

Sem comentários: