segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O gigante Bolaven e o anão Tembin

O pequeno Tufão Tembin (à esquerda) segue o gigante Bolaven através do Mar das Filipinas. A imagem foi obtida pelo satélite Terra da NASA, em 27 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA Goddard MODIS Rapid Response Team

O satélite Terra da NASA captou esta impressionante imagem do gigante Tufão Bolaven, seguido do Tufão Tembin (canto inferior esquerdo), com quase metade do tamanho, ambos movendo-se no Mar das Filipinas. Taiwan está encaixada entre os dois tufões. A imagem foi obtida esta segunda-feira 27 de Agosto, pelas 2:40 h UTC. Bolaven recentemente passou pela ilha Okinawa, no Japão, e move-se através do Mar Amarelo com ventos máximos de 129,6 quilómetros por hora. Actualmente está localizado a cerca de 703.8 km ao sul-sudoeste de Seul, na Coreia do Sul, movendo-se para o norte-noroeste e devendo atingir terra firme no sudoeste da Coréia do Norte, em 28 de Agosto. Espera-se que o Tufão Bolaven enfraqueça um pouco ao atravessar as águas frias do Mar Amarelo.
O Tufão Tembin foi localizado a cerca de 444.5 Km ao sul-sudoeste de Taipei, em Taiwan. Apresenta ventos máximos de 120,4 quilómetros por hora. Espera-se que se mova para norte, passe Taiwan no próximo par de dias e continue o seu percurso no Mar Amarelo atrás do Tufão Bolaven. Deverá terminar em terra firme no sudeste da China, perto da fronteira com a Coreia do Norte, no fim-de-semana.
Fonte: NASA

Link relacionado:
Pescadores chineses morrem em águas sul-coreanas após tufão

Sem comentários: