quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Animais olímpicos: A baleia-de-bossa compete na ginástica

Baleia-de-bossa em exibição aquática - Fonte: wikipédia

Apesar de seu enorme tamanho, as baleias-de-bossa ou baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), são bastante conhecidas pelas suas acrobacias aquáticas. São espectaculares quando saltam sobre a água torcendo o corpo, envolvendo movimento lateral e, por vezes, até piruetas.
Além disso, elas também são muito boas nadadoras. Fazem grandes migrações entre as zonas de alimentação nas altas latitudes, onde passam o verão, e zonas de latitudes mais tropicais onde passam o inverno. Percorrem distâncias superiores a 25.000 km por ano, sendo recordistas entre os mamíferos.
As baleias-de-bossa, tal como muitas outras baleias, foram dizimadas durante décadas pela caça insustentável. Mas, uma moratória internacional sobre a caça comercial, de 1986, ajudou a recuperar a sua população. No entanto, continuam ameaçadas pela poluição, tráfego marítimo e por ficarem presas em redes de pesca.
Neste vídeo do Youtube, uma baleia-de-bossa é salva de uma rede de pesca, e no final, mostrou todas as suas capacidades olímpicas, durante mais de uma hora (sobretudo a partir do minuto 6:35 do vídeo).

Link relacionado:
Animais olímpicos

Sem comentários: