sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Último encontro entre vaivéns espaciais

Os vaivéns espaciais Endeavour (à esquerda) e Atlantis (à direita) estão estacionados em frente um do outro, pela última vez, no Centro Espacial Kennedy da NASA, em 16 de Agosto - Crédito: NASA

Os vaivéns espaciais Endeavour (à esquerda) e Atlantis (à direita) encontram-se frente-a-frente pela última vez no Centro Espacial Kennedy da NASA, em 16 de Agosto, durante os preparativos necessários para serem expostos ao público.
Atlantis foi transferido para um compartimento de processamento, onde vai completar a sua transformação de veículo espacial num objecto digno de uma exposição de museu em segurança.
O último dos vaivéns a voar no espaço, Atlantis está programado para ficar em exposição pública no Complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy, com uma grande inauguração prevista para Julho de 2013.
O vaivém Endeavour fez o caminho contrário, saindo do hangar de processamento para o edifício de montagens, onde ficará alojado temporariamente, até à sua partida para exposição pública no Centro de Ciência da Califórnia. Já com as modificações terminadas e o cone aerodinâmico da cauda montado, o Endeavour será levado para o Aeroporto Internacional de Los Angeles em meados de Setembro, em cima de um avião Boeing 747 adaptado, onde fará uma paragem antes de ficar em exposição permanente na Califórnia, em meados de Outubro.

Sem comentários: