quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sondas que vão estudar os cinturões de radiação Van Allen já estão no espaço

O foguetão Atlas V, transportando as sondas gémeas RBSP, foi lançado com sucesso esta quinta-feira (30 de Agosto de 2012 - Crédito: NASA

As duas sondas Radiation Belt Storm Probes (RBSP) já estão em órbita da Terra, depois do seu lançamento bem sucedido, hoje de manhã. É o início da sua missão de dois anos para estudar os cinturões de radiação do nosso planeta.
As sondas gémeas foram transportadas por um foguetão Atlas V, a partir da Base da Força Aérea, no Cabo Canaveral, na Flórida.
Durante a missão RBSP, as sondas vão voar em órbitas separadas ao longo do interior e exterior dos cinturões de radiação Van Allen que circundam a Terra. O Sol influencia o comportamento dos cinturões de radiação, onde milhões de partículas solares carregadas de alta energia foram capturadas pelo campo magnético da Terra. Estas partículas em movimento rápido podem danificar satélites e constituir um perigo para os astronautas em órbita ou, eventualmente, afectar a vida na Terra.
As sondas vão explorar as mudanças causadas pelo Sol no ambiente espacial que envolve a Terra, o conhecido clima espacial. A missão também irá fornecer dados sobre a radiação fundamental e processos de aceleração de partículas no universo.
Fonte: NASA

Sem comentários: