quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Robô Curiosity, visto do espaço, no seu local de pouso

A imagem a cor da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostra o solo da cratera Gale, em Marte, à volta do robô Curiosity, no seu local de pouso. Ele aparece como um ponto duplo, rodeado por solo em tom azulado (cor não natural), onde se nota a cada lado as marcas dos foguetes de descida (em forma de leque azul) - Crédito: NASNASA/JPL-Caltech/University of Arizona (clicar na ligação para ampliar)

O robô Curiosity foi fotografado, no local de pouso, a partir do espaço pela câmara de alta resolução HiRISE da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da NASA, que orbita o Planeta Vermelho. Nesta visão do MRO, a cor foi reforçada para salientar os diferentes tipos de materiais.
Curiosity aparece como um ponto duplo nesta sua primeira imagem a cor, captada a partir de órbita, e onde se podem ver detalhes da rocha no leito da cratera Gale, incluindo a perturbação do solo causada a cada lado do veículo pelos foguetes que ajudaram a baixar o robô na cratera, há uma semana (a cor azulada corresponde, na realidade, a tons mais cinzentos).
Desde que chegou a Marte, em 6 de Agosto, os técnicos têm verificado os sistemas e instrumentos do robô. Durante quatro dias foi feita a actualização de software dos seus computadores - uma unidade principal e um como cópia de segurança - removendo códigos relativos ao voo e às complicadas manobras de pouso e outros, que já não são necessários.
O novo software está optimizado para operações de superfície, permitindo a condução e a utilização de ferramentas no braço do robô, para perfurar e recolher amostras de rochas para serem analisadas no laboratório que Curiosity transporta.
Nos próximos dias, a equipa da missão Mars Science Laboratory (MSL) vai continuar a verificar o funcionamento dos instrumentos científicos e espera fazer um curto teste de condução brevemente, seguido por um teste ao braço robótico, mais tarde.
O objectivo principal do Curiosity é chegar à base do Monte Sharp, localizado no centro da cratera Gale, onde se espera encontrar rochas formadas há milhões de anos na presença de água. Observações a partir de órbita identificaram minerais de argila e de sulfato nas camadas mais baixas, indicando água no passado.

Visão em alta resolução do Curiosity em direcção ao Monte Sharp, o seu objectivo. As cores da imagem foram alteradas de modo a que a iluminação fosse semelhante à da Terra, para que as estruturas possam ser mais facilmente reconhecidas pelo olho humano - Crédito: NASA/JPL-Caltech/MSSS

O robô vai analisar estas rochas utilizando os seus 10 instrumentos científicos, tentando descobrir evidências de ingredientes químicos para a vida e de outras condições ambientais favoráveis ​​à manutenção da vida microbiana no passado da região.
Embora o seu objectivo se encontre a curta distância (cerca de 8 Km), Curiosity vai ter de percorrer muitos mais quilómetros até lá chegar, procurando o melhor trajecto através do terreno acidentado. Os pesquisadores esperam colocar o robô na base do Monte Sharp no período de um ano.
Fonte: NASA

Sem comentários: