segunda-feira, 31 de outubro de 2011

China lança primeira nave que irá encaixar no espaço, levando a bordo experiências alemães

Ilustração da nave chinesa Shenzhou 8, a primeira missão de encaixe espacial, no módulo experimental tiangong-1 - Fonte: wikipédia

A China vai lançar a nave não tripulada Shenzhou-8, na terça-feira, 1 de Novembro, através do foguetão Long March 2F, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no Deserto de Gobi.
Dois dias depois, Shenzhou-8 vai tentar acoplar-se com o módulo experimental espacial Tiangong-1(Palácio Celestial), lançado em 29 de Setembro de 2011, e que se encontra numa órbita situada a 343 quilómetros da Terra.
Esta manobra de acoplamento entre Shenzhou 8 e Tiangong 1 é considerada um passo significativo no programa espacial da China, que pretende construir a sua própria estação espacial tripulada em órbita até 2020 e, para isso, é essencial dominar as técnicas de aproximação e acoplamento no espaço.
A Alemanha vai colaborar com a China no programa da Shenzhou-8 com 17 experiências espaciais. É o primeiro plano de cooperação espacial chinês no campo da microgravidade e da vida no espaço.
Se o acoplamento da Shenzhou 8 for bem sucedido, o programa espacial chinês continuará em 2012, com o acoplamento de mais duas naves espaciais, Shenzhou 9 e Shenzhou 10, esta última provavelmente tripulada.
A tripulação já foi selecionada e está a receber treino para a viagem espacial, que será a quarta tripulada depois das de 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008.
Fonte: Estadão.br  /  Space.com

Sem comentários: