terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia Mundial do Animal 2011

Desde 1930 que neste dia se celebra o Dia Mundial do Animal, numa homenagem a S. Francisco de Assis, um protector dos animais, e que faleceu a 4 de Outubro de 1226.
A Declaração dos Direitos dos Animais, criada pela Unesco, desde 15 de Outubro de 1978 pretende assegurar a preservação das espécies em todo o mundo e garantir o seu bem estar.
Neste dia dedicado à consciencialização e protecção dos animais, gostaria de salientar duas notícias recentes sobre animais.

A primeira tem a ver com tubarões, animais que estão a desaparecer dos oceanos transformados em "sopas de barbatanas". Esta notícia, bastante animadora, refere que o Governo das ilhas Marshall, no Pacífico, criou o maior santuário do mundo para tubarões, numa área quatro vezes maior do que a superfície de Espanha. Aqui será proibída a pesca comercial ao tubarão e o comércio de todos os derivados de tubarão, como por exemplo as barbatanas.

A segunda notícia é sobre baleias e não é boa para os cetáceos, nem para o planeta. O Japão anunciou que vai regressar à caça das baleias, na Antárctida, a partir de Dezembro. Mas desta vez, os barcos baleeiros serão escoltados por um navio patrulha da Agência de Pescas nipónica para os resguardar dos navios ecologistas da Sea Shepherd.
Uma moratória da Comissão Baleeira Internacional proíbe a caça comercial de cetáceos, desde 1986. Mas admite a sua caça com objectivos científicos. As autoridades japonesas justificam que precisam continuar a investigação científica na Antárctida, porque o seu objectivo é conseguir voltar à caça comercial.
As duas notícias completas podem ser lidas nos endereços:
O maior santuário do mundo para tubarões foi criado no oceano Pacífico
Japão vai voltar à Antárctida para caçar baleias, agora com escolta

Sem comentários: