quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Adiado o lançamento dos primeiros satélites do Sistema de Navegação Europeu Galileo

Foguetão Soyuz contendo os dois primeiros satélites do Projecto Galileo na base de lançamento no Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa - Crédito: ESA - S. Corvaja, 2011

Foi adiado o lançamento do foguetão Soyuz com os dois primeiros satélites do sistema de navegação europeu Galileo. Uma falha técnica durante o abastecimento obrigou a um adiamento, pelo menos de 24 horas. Segundo um comunicado da ESA, a nova tentativa de lançamento será amanhã, sexta-feira (21), às 10:30:26 GMT.
Este lançamento, quando ocorrer, será o primeiro para os foguetões russos Soyuz a partir do Centro Espacial Europeu, em kourou, na Guiana Francesa. Esta é a base de lançamento dos foguetões Ariane 5, da empresa Arianespace.
Os dois satélites Galileu serão colocados numa órbita circular de 23, 222 Km acima da superfície terrestre. Conjuntamente com outros dois lançados em 2012, formarão o núcleo operacional dos 30 satélites que fazem parte do Projecto Galilleo, um programa que resulta da colaboração da Agência Espacial Europeia e da União Europeia.
Fonte: via Arianespace

Link relacionado:
Nasa adia para 28 de Outubro lançamento do satélite climático NPP

Sem comentários: