Imagem de Vesta, calculada a partir de um modelo da forma do asteróide, baseado nas observações da sonda Dawn. A imagem mostra a topografia da região polar sul, vista de perfil. Esta perspectiva mostra a topografia, mas remove a curvatura geral de Vesta, como se o asteróide gigante fosse plano e não arredondado. Salienta-se uma montanha mais alta que o Monte Everest, na Terra - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/PSI
Uma nova imagem da sonda espacial Dawn mostra uma montanha cerca de três vezes mais alta que o Monte Everest, no meio da região polar sul do gigante asteróide Vesta, que a sonda está a orbitar.
A montanha surge um pouco à esquerda do centro da imagem, cerca de 22 Km acima da altura média do terreno circundante. Mais para a direita, a imagem mostra outra estrutura que sobressai, um enorme penhasco com uma encosta ingreme, uma escarpa que limita parte da depressão polar sul. Os cientistas acham que aqui pode ter havido deslizamento de terrenos.
Dawn entrou na órbita de Vesta em Julho passado, onde se espera que permaneça, durante um ano, estudando esse corpo rochoso antes de viajar para o maior asteróide do sistema solar, Ceres, que também é classificado como um planeta anão.
Mais informações no site da missão Dawn.
Fonte: NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário