sábado, 15 de outubro de 2011

Galilleu - sistema de posicionamento e navegação europeu - vai partir para o espaço

Os primeiros dois satélites de posicionamento europeus (Galilleo) em órbita (ilustração), depois de 20 de Outubro de 2011 - Crédito: ESA - P. Carril

Galileu é o sistema de navegação por satélite da Europa, proporcionando um serviço global de alta precisão sob controle civil. Irá operar com os sistemas GPS (Global Positioning System) dos EUA e Glonass (Global Navigation Satellite System) da Rússia, os outros dois sistemas de navegação global por satélite, com um desempenho combinado reforçado.
O projecto Galileu resulta da colaboração entre a União Europeia e a Agência Espacial Europeia (ESA), e irá aumentar a independência tecnológica da Europa. Depois de completo, o sistema de navegação europeu será composto por 30 satélites que irão fornecer serviços de posicionamento e navegação para todo o mundo.
Os dois primeiros satélites Galileu serão lançados em 20 de Outubro de 2011, seguidos por outros dois em 2012, numa primeira fase de validação do sistema no espaço e em terra, todos projectados para uma vida útil de 12 anos.
Os lançamentos serão feitos em foguetões Soyuz, que pela primeira vez partem de território europeu, o Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa.
O vídeo mostra uma apresentação, em 3D, sobre o sistema de navegação por satélite Galileu. São necessários óculos 3D vermelho/azul para visualizar a três dimensões.


Mais informações em http://www.esa.int/esaNA/galileo.html
Fonte: ESA

Sem comentários: