terça-feira, 25 de outubro de 2011

Rinoceronte-de-Java está extinto no Vietname, confirma a organização WWF

A organização conservacionista WWF confirmou que o rinoceronte-de-Java, Rhinoceros sondaicus annamiticus, espécie criticamente ameaçada, está extinto no Vietname.

O Vietname perdeu o seu único rinoceronte-de-Java, aparentemente pelo seu corno, segundo a organização WWF (reprodução)

O único exemplar existente no Parque Nacional Cat Tien, uma área protegida, foi encontrado morto, em Abril de 2010, supostamente vítima de caça ilegal, pois tinha uma bala numa perna e não tinha o seu corno.
Para Nick Cox, responsável do programa da WWF no Grande Mekong, "A tragédia dos rinocerontes-de-Java vietnamitas é um triste símbolo desta crise de extinção. A acção mais importante para a conservação de espécies ameaçadas do Vietname é proteger o seu habitat natural, impedir a caça furtiva e o comércio ilegal de animais selvagens - o relatório mostra que essas acções foram insuficientes para salvar o rinoceronte-de-Java no Vietname e se a situação continuar, sem dúvida, levará à extinção de muitas mais espécies nesse país. As áreas protegidas do Vietname necessitam de mais vigilantes, com melhor formação e acompanhamento, e mais responsabilidade".
Actualmente resta apenas uma população mundial de rinocerontes-de-Java, com cerca de 50 animais, vivendo no Parque Nacional de Ujung Kulon, de Java, na Indonésia.
"Isto torna o nosso trabalho na Indonésia ainda mais crítico. Temos de garantir que o que aconteceu com o rinoceronte-de-Java no Vietname não se repita na Indonésia, dentro de poucos anos", disse Susie Ellis, da International Rhino Foundation.


No mundo existem cinco espécies de rinocerontes e todas em perigo de extinção: o branco e o negro, naturais de África, o indiano com um só corno, e o de Sumatra de dois cornos e o de Java.
Das cinco espécies de rinocerontes conhecidas, a de Java é a menos estudada e a segunda mais pequena, com uma altura de 1,5 metros, e 3 metros de comprimento.
Fonte: WWF Global  via Público.pt

Sem comentários: