Lançamento dos dois primeiros satélites Galileo, a bordo do foguetão Soyuz, na Guiana Francesa - Crédito: ESA
O lançamento do foguetão russo Soyuz aconteceu às 11 31 horas( hora de Lisboa) e pela primeira vez do Porto Espacial Europeu, na Guiana Francesa, situada na América do Sul.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), todas as etapas após lançamento decorreram perfeitamente e, passadas 3 horas e 49 minutos (cerca das 15 20 horas de Lisboa), a parte superior do foguetão, chamada Fregat-MT, lançou os satélites Galileo, com cerca de 700 Kg cada, na sua órbita a 23 222 km de altitude.
Este lançamento representa um passo importante para a Europa, pois os satélites já colocados em órbiita são os primeiros do sistema de navegação europeu Galileo, um projecto que irá trazer a independência tecnológica do velho continente relativamente ao GPS, o equivalente americano utilizado actualmente. Depois de concluído, as pessoas terão o acesso directo a um sinal de navegação por satélite produzido pela Europa.
A ESA já anunciou o lançamento de outros dois satélites do projecto no próximo ano. Os quatro satélites irão formar o núcleo operacional deste sistema de posicionamento geográfico, que conta com um total de 30 satélites depois de completo.
Fonte: ESA
Sem comentários:
Enviar um comentário