sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Nebulosa Carina e as suas estrelas

Nebulosa Carina, vista pelo Observatório de raios X Chandra, que já detectou mais de 14.000 estrelas nesta região de formação estelar da Via Láctea, assim como evidências de um aumento na formação de supernovas - Crédito: NASA/CXC/Penn State/L. Townsley et al.

A nebulosa Carina é uma região de formação estelar, situada no braço Sagittarius-Carina da Via Láctea, a 7.500 anos-luz da Terra. O Observatório de raios X Chandra já detectou mais de 14.000 estrelas nesta região.
No entanto, as observações do Chandra também evidenciam que tem havido destruição de estrelas massivas em explosões de supernova nas proximidades desta área do Universo.
Trumpler 15 é um dos dez aglomerados de estrelas do complexo Carina e está localizado na parte norte desta imagem. Chandra detectou um défice de fontes de raios X nesta zona, o que sugere que algumas das estrelas massivas deste aglomerado já foram transformadas em supernovas.
Além disso, foram detectadas seis possíveis estrelas de neutrões, que são os núcleos densos deixados para trás por estrelas que explodem em supernovas, uma evidência de mais actividade supernova em Carina. Observações anteriores só tinham detectado uma estrela de neutrões em Carina.
Fonte: NASA

Sem comentários: