quinta-feira, 13 de outubro de 2011

NASA vai lançar novo tipo de satélite para observar as alterações climáticas na Terra

Satélite NPP está a ser preparado para o lançamento na Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia - Crédito: NASA/30th Communications Squadron, VAFB

A agência espacial NASA vai lançar o satélite de observação da Terra NPP - o National Polar-orbiting Operational Environmental Satellite System Preparatory Project - a primeira missão projectada para recolher os dados necessários para melhorar as previsões meteorológicas a curto prazo e aumentar a compreensão a longo prazo das alterações climáticas.
O NPP está equipado com cinco instrumentos científicos que poderão analisar tanto a camada de ozono como as temperaturas atmosféricas, a cobertura do solo, as placas polares e outras geleiras, gerando informações fundamentais para compreender e prever as alterações no clima global.

Para os cientistas do projecto, o NPP dará uma ideia das mudanças que ocorrem no planeta. Os seus dados vão ajudar a melhorar os modelos informáticos de previsão da evolução do ambiente no futuro, o que permitirá tomar melhores decisões quanto às condições de tempo no dia-a-dia ou relativamente às alterações climáticas.
Os dados do NPP serão incorporados nos modelos de previsão de tempo pelos meteorologistas da NOAA, a Agência Oceânica e Atmosférica Americana, para produzir previsões meteorológicas e avisos que ajudem os serviçoes de emergência a combater, com a devida antecedência, os diferentes tipos de catástrofes naturais.
O lançamento do NPP está programada para o dia 27 de Outubro de 2011, a bordo de um foguetão Delta II, a partir da base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia.
O satélite pesando 2,13 toneladas, vai orbitar os pólos da Terra, 14 vezes por dia, a 824 km de altitude. Os dados serão transmitidos, em cada órbita, para uma estação terrestre em Svalbard, na Noruega, e directamente para receptores de radiodifusão em todo o mundo.
Fonte: NASA

Sem comentários: