segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Voando com a NASA nos céus de Oahu, ao som de música havaiana

O vídeo mostra o voo por cima da ilha de Oahu, no Hawaii, obtido a partir de imagens do instrumento ASTER, a bordo da nave espacial Terra, da NASA, em 13 de Janeiro de 2010, e dados de elevação digital da nova versão 2 Aster. Na animação, as dimensões verticais estão aumentadas 2x. O voo começa em Honolulu e termina sobre Pearl Harbor - Crédito: JPL / Caltech

NASA e Japão divulgaram hoje, segunda-feira(17), uma versão significativamente melhorada do mapa digital topográfico mais completo da Terra, produzido com medições detalhadas de nave espacial Terra, da NASA.
O mapa, um modelo de elevação digital global, foi criado a partir de imagens recolhidas pelo instrumento Japanese Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou ASTER, a bordo da nave Terra.
A primeira versão do mapa foi lançada pela NASA e pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria (METI), do Japão, em Junho de 2009.
O mapa está disponível online e gratuitamente para todos, nos endereços https://lpdaac.usgs.gov/ ou http://www.ersdac.or.jp/GDEM/E/4.html .
"Esta versão actualizada do modelo de elevação digital global ASTER fornece aos utilizadores civis dados de topografia global com a mais alta resolução disponível", disse Mike Abrams, líder da equipa científica ASTER no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia. "Esses dados podem ser usados ​​para uma ampla gama de aplicações, desde o planejamento de rodovias e protecção de terras com significado cultural ou ambiental, à procura de recursos naturais."
Fonte:NASA

Sem comentários: