O vídeo mostra o voo por cima da ilha de Oahu, no Hawaii, obtido a partir de imagens do instrumento ASTER, a bordo da nave espacial Terra, da NASA, em 13 de Janeiro de 2010, e dados de elevação digital da nova versão 2 Aster. Na animação, as dimensões verticais estão aumentadas 2x. O voo começa em Honolulu e termina sobre Pearl Harbor - Crédito: JPL / Caltech
NASA e Japão divulgaram hoje, segunda-feira(17), uma versão significativamente melhorada do mapa digital topográfico mais completo da Terra, produzido com medições detalhadas de nave espacial Terra, da NASA.
O mapa, um modelo de elevação digital global, foi criado a partir de imagens recolhidas pelo instrumento Japanese Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou ASTER, a bordo da nave Terra.
A primeira versão do mapa foi lançada pela NASA e pelo Ministério de Economia, Comércio e Indústria (METI), do Japão, em Junho de 2009.
O mapa está disponível online e gratuitamente para todos, nos endereços https://lpdaac.usgs.gov/ ou http://www.ersdac.or.jp/GDEM/E/4.html .
"Esta versão actualizada do modelo de elevação digital global ASTER fornece aos utilizadores civis dados de topografia global com a mais alta resolução disponível", disse Mike Abrams, líder da equipa científica ASTER no Jet Propulsion Laboratory da NASA, em Pasadena, Califórnia. "Esses dados podem ser usados para uma ampla gama de aplicações, desde o planejamento de rodovias e protecção de terras com significado cultural ou ambiental, à procura de recursos naturais."
Fonte:NASA
Sem comentários:
Enviar um comentário