domingo, 2 de outubro de 2011

Algumas antenas do radiotelescópio ALMA começam a explorar o Universo

A rede de radiotelescópios ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), em construção no deserto de Atacama, no Chile, deve começar a sua actividade científica este fim-de-semana, dado que já estão instaladas 16 das 66 antenas gigantes que fazem parte do projecto.

A primeira grande antena europeia, de 12 metros de diâmetro, chega ao Planalto de Chajnator, no Atacama, elevando para 16 o número de antenas instaladas, o número que foi especificado pelo projecto ALMA para dar início às observações científicas - Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), S. Rossi (ESO)

ALMA resulta da colaboração entre a Europa, Estados Unidos e Japão e deve terminar em 2013, quando ficará em pleno funcionamento. O Observatório Europeu de Sul (ESO) representa a participação europeia, que tem de instalar 25 antenas.
Todo o conjunto ocupará uma área de 5.650 metros quadrados, a cerca de 5100 metros de altitude, no chamado Planalto de Chajnator, no Atacama. Depois de instaladas todas as antenas ligadas por fibra óptica, tudo funcionará como um único telescópio, com 54 antenas de 12 metros de diâmetro e outras 12 com 7 metros, com a função de captar e concentrar as ondas de radio submilimétricas que chegam do Universo e que foram emitidas pelos astros desde a sua origem, permitindo aos astrónomos observar mais longe e mais atrás no tempo do Universo.
Mais informações no site do ALMA
Fonte: El Mundo.es

Sem comentários: