quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Satélite Rosat deverá cair na Terra no fim-de-semana

Ilustração so satélite alemão em queda ROSAT - Fonte: wikipédia

O satélite alemão "Roentgen Satellite" ou ROSAT deverá cair na Terra neste fim-de-semana. O satélite está a viajar a cerca de 28.000 quilómetros por hora e completa uma órbita terrestre a cada 90 minutos, sendo difícil de prever o momento de impacto. A última estimativa aponta que a reentrada será entre o dia 22 e 23 de Outubro, sábado ou domingo.
ROSAT era um observatório de raios X, lançado ao espaço em 1990, a partir de Cabo Canaveral, mas que ficou inutilizado 8 anos depois, em 1998. Foi construído para investigar os lugares do universo que produzem raios X, mas teve que ser desactivado em 1990, com danos irreversíveis no seu sistema.
Alguns acham que se queimou por estar muito tempo apontado ao Sol, mas outros consideram que o satélite foi alvo de um ataque de vírus informático. O defunto satélite, de 2,4 toneladas e um comprimento de 8,9 metros, uma altura de 4,5 e uma largura de 2,2, tem orbitado a Terra nestes últimos 13 anos e agora constitui uma ameaça para pessoas e bens no nosso planeta.
Segundo informações do Centro Aeroespacial Alemão, o satélite pode colidir em qualquer ponto entre as latitudes 53º norte e sul, isto é, em qualquer local entre o Canadá e a América do Sul, passando pela região do globo que contém a maior parte da população humana.
Segundo os técnicos da agência alemã, do impacto na atmosfera terrestre deverão resultar até 30 pedaços grandes do satélite, muitas estruturas do seu espelho resistentes ao calor, com um peso total de cerca de 1,6 toneladas que poderão atingir a superfície da Terra, tornando este satélite potencialmente mais perigoso que o UARS, caído em Setembro.
A queda do ROSAT está a ser monitorada pelos cientistas, mas não será possível prever de um modo fiável onde será a reentrada na atmosfera até cerca de uma ou duas horas antes dela acontecer. Os seus detritos devem espalhar-se ao longo de um trajecto com cerca de 80 Km de largura. Apesar de ser uma queda sem controle, os cientistas consideram que a possibilidade de danos pessoais ou materiais é bastante remota. Segundo o Centro Aeroespacial Alemão, a probabilidade de alguém “ser ferido” por uma das peças é de um em 2000.
Fonte: Missão ROSAT

Sem comentários: