domingo, 30 de outubro de 2011

Nave russa Progress 45 foi lançada com sucesso

Foguetão Soyuz e nave de carga Progress 45 partem para a ISS (reprodução)

A nave espacial russa Progress 45 foi lançada hoje (30), com sucesso, num foguetão Soyuz, a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão. Todos os procedimentos decorreram com normalidade, e a nave de carga deverá chegar à Estação Espacial Internacional, no próximo 2 de Novembro.
A Progress 45 transporta água e alimentos, equipamentos científicos, oxigénio, material médico e de higiene para os astronautas. Na viagem também vai o microssatélite Chibis-M para estudar as tempestades de raios, assim como dois iPads para entretenimento da tripulação.
Com o sucesso deste lançamento serão retomados os voos espaciais tripulados Soyuz, que foram interrompidos depois do acidente com a nave de carga Progress 44, em 24 de Agosto último, ficando apenas uma equipa de três tripulantes a bordo da estação orbital, por um período mais longo.
Está programada, para 13 de Novembro, a partida de três novos astronautas que irão substituir a tripulação actual constituída por três astronautas dos Estados Unidos, Rússia e Japão, e que deve regressar à Terra, em 22 de Novembro, depois de entregar o controle do laboratório orbital aos novos membros, que chegarão à ISS em 16 de Novembro.

As naves Soyuz asseguram o transporte de astronautas para a ISS - Crédito: NASA

Com o fim do programa dos vaivéns espaciais americanos, as naves Soyuz são os únicos meios de transporte de astronautas para a ISS. O lançamento bem sucedido desta nave Progress permite acreditar na permanência dos astronautas e do seu trabalho científico no laboratório espacial, que nunca ficou desabitado desde a chegada da primeira equipa, em 2 de Novembro de 2000.

Sem comentários: