sábado, 1 de outubro de 2011

China usa canção patriótica "America the Beautiful" numa animação sobre o lançamento do módulo da sua estação espacial

Lançamento do módulo experimental chinês Tiangong-1 (Palácio Celestial)

Em 29 de Setembro de 2011, a China lançou o seu módulo Tiangong-1 do laboratório espacial, num foguetão chinês Long March 2F, a partir da base do deserto de Gobi.
Como propaganda para o lançamento da nave não tripulada "Palácio Celestial" (Tiangong), a emissora estatal CCTV e a Agência Espacial Chinesa criaram uma pequena animação de vídeo, de 98 segundos, mostrando a subida da nave para o espaço e incluindo, também, o encaixe com  uma cápsula tripulada, Shenzhou 8, que a China tenciona lançar mais tarde este ano. A animação surpreendeu pela música de fundo que a acompanha, uma versão instrumental de "America the Beautiful." Para o jornal online The Guardian, não se compreende por que razão foi escolhida uma música patriótica norte-americana. A animação pode ver-se aqui  ou vídeo no Youtube
"America the Beautiful", foi composta por um organista da igreja de Nova York em 1882, e há muito que é favorita dos patriotas dos Estados Unidos. Já foi proposta para hino nacional em substituição de "Star-Spangled Banner", o actual hino dos Estados Unidos.
Será que os chineses gostaram da música? Será que não conhecem o seu significado? Ou será que sabem muito bem o que fizéram? Está instalada a confusão!

Sem comentários: