segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O asteróide Vesta e o seu "boneco-de-neve"

Primeira imagem completa de Vesta, com um conjunto de três crateras, formando um "boneco-de-neve" no hemisfério norte (à esquerda). Imagem tirada pela sonda Dawn, em 24 de julho de 2011 - Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA

Imagem do gigante asteróide Vesta, obtida pela sonda Dawn com a sua câmara de enquadramento, em 24 de Julho de 2011, à distância de 5.200 Km, como preparação para as observações científicas e mostrando detalhadamente a superfície. As imagens são tiradas enquanto o asteróide gira sobre o seu eixo uma vez a cada cinco horas e 20 minutos.
À esquerda, observa-se um conjunto de três crateras, informalmente baptizado por "boneco-de-neve" pelos membros da missão, localizado no hemisfério norte de Vesta.
A sonda Dawn, a primeira a orbitar um objecto no cinturão principal de asteróides, vai iniciar a primeira de quatro órbitas científicas em 11 de Agosto, a uma altitude de quase 2.700 km, para uma uma análise aprofundada do asteróide. Visto da Terra, Vesta é o mais brilhante objecto no cinturão de asteróides e pensa-se ser a fonte de um grande número de meteoritos que caem no nosso planeta.
Depois de viajar quase quatro anos e 2800 milhões de km, Dawn foi capturado pela gravidade de Vesta e entrou para a sua órbita em 16 de Julho, onde passará o próximo ano. Seguidamente, vai continuar viagem para estudar o planeta-anão Ceres
Fonte: NASA

Sem comentários: