sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FAO pede acção urgente para combater a fome em África

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) pediu hoje uma intervenção urgente para combater a fome no Corno de África.

A seca severa está a tornar a vida muito difícil no Corno de África (reprodução)

O sul da Somália e outras regiões meridionais vivem uma situação de emergência humanitária que já provocou a morte de milhares de pessoas.
A fome estendeu-se a três novas regiões do sul da Somália, como informou a ONU. Estas novas regiões incluem duas zonas para as quais fugiram milhares de somalis em busca desesperada de alimentos. Crianças e adultos subnutridos morrem enquanto caminham para campos de refugiados.
Segundo a FAO,  12,4 milhões de pessoas correm perigo na Somália, Djibuti, Etiópia e Quénia, necessitanto uma grande ajuda imediata.
A África sofre com uma das piores secas dos últimos 50 anos. A situação é particularmente crítica na Somália pela dificuldade de acesso às zonas controladas pelos rebeldes do grupo islâmico Al-Shabab, que desde 2009 proíbem o acesso das agências humanitárias da ONU e das ONGs internacionais ao seu território.
A comunidade internacional já prometeu cerca de 1 bilião de dólares mas, segundo a ONU, são necessários 1,4 biliões de dólares para conter a crise de fome na região e salvar vidas.
Mais informações em ÚltimoSegundo  /  AFP

Sem comentários: