terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pinguim-imperador Happy feet regressa à Antárctida


O pinguim-imperador que se perdeu da sua colónia e apareceu na Nova Zelândia, em Junho, iniciou ontem a viagem de regresso à Antárctida, depois de recuperado.
Happy Feet, como foi baptizado, foi submetido a uma cirurgia, para lhe remover cerca de 3 quilogramas de areia do estômago, que confundiu com a neve que os pinguins engolem para permanecer hidratados.
O pinguim, um macho com cerca de três anos e meio, fez milhares de amigos enquanto esteve no zoológico de Wellington. A sua recuperação foi acompanhada online, através de câmara de vídeo e, custeada em parte, por meio de doações. Muitas pessoas foram ao zoo despedir-se.
Agora Happy Feet volta para o seu habitat num barco de pesquisa, o “Tangaroa”, um navio do Instituto Nacional de Investigação da Água e Atmosfera que iniciou uma expedição de um mês ao oceano Austral para estudar os stocks de peixe na região. O navio de exploração neozelandês leva a bordo uma equipa de veterinários e vai libertar o pinguim-imperador, depois de quatro dias de viagem.
O pinguim foi equipado com um dispositivo de localização que vai permitir ao zoo seguir os seus movimentos. O público também pode seguir o seu progresso no endereço http://www.nzemperor.com/  e seguir a viagem por meio de vídeo.
Fonte: Público.pt  /  ÚltimoSegundo

Sem comentários: