sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Furacão Irene dirige-se para a costa leste dos Estados Unidos

O furacão Irene aproxima-se da costa Leste dos Estados Unidos que deverá atingir durante o fim-de-semana. Em sete estados - Carolina do Norte, Maryland, Virgínia, Delaware, New Jersey, Nova Iorque e Connecticut – foi declarado o estado de emergência.

Imagem do furacão Irene obtida pelo satélite GOES-13, em 26 de Agosto de 2011 .A extensão da cobertura de nuvens de Irene cobre um terço da costa leste dos EUA - Crédito: NASA/NOAA GOES Project

Em Nova Iorque, o mayor Michael Bloomberg ordenou a evacuação obrigatória das regiões mais vulneráveis, o que deverá afectar pelo menos 250 mil pessoas. O sistema de transportes ferroviários, incluindo o metropolitano, vai fechar a partir do meio-dia de sábado.
Noutras regiões, como Delaware, Maryland, New Jersey e Carolina do Norte estão já a decorrer evacuações forçadas. O presidente Obama alertou as pessoas para estarem preparadas para o pior e seguirem as ordens de evacuação.
Irene é um furacão enorme, com um diâmetro de cerca de 820 quilómetros, o que representa cerca de um terço da costa Leste norte-americana.
O furacão Irene foi filmado pelos astronautas abordo da Estação Espacial Internacional, quando passou pelas Bahamas ontem, 25 de Agosto. As imagens do vídeo mostram bem a sua dimensão.


Mais informações em Público.pt / NASA

Sem comentários: