quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Primeiro mapa completo do fluxo de gelo na Antártida

Uma equipa de pesquisadores financiada pela NASA criou o primeiro mapa digital de alta resolução do movimento do gelo por todo o continente da Antárctida e que será fundamental para acompanhar o impacto das alterações climáticas no continente.

Primeiro mapa completo da velocidade e direcção do fluxo de gelo na Antártida, construído com os dados de radar dos satélites ALOS PALSAR da Agência de Exploração Espacial do Japão, Envisat ASAR e ERS-1 / 2 da Agência Espacial Européia e RADARSAT-2 da Agência Espacial Canadiana. Os dados dos satélites codificados por cores estão sobrepostas num mosaico da Antártida, criado com o instrumento MODIS do satélite Terra da NASA - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCI

O mapa, publicado nesta quinta-feira (18) na revista Science Express, usou observações de radar que foram recolhidas, entre 2007 e 2009, sobre a Antártida por um consórcio internacional de satélites. O trabalho foi realizado em conjunto com o Ano Polar Internacional (IPY) (2007-2008).
O mapa, que foi criado por cientistas da Universidade da Califórnia Irvine e da Jet Propulsion Laboratory da NASA, revela não só o fluxo das geleiras grandes, mas também os seus afluentes - rios de gelo na realidade - que chegam a milhares de quilómetros para o interior. O mapa revela a extensão das correntes de gelo e a velocidade de descarga do centro da Antártida para o oceano.
A animação mostra o movimento do gelo na Antártida.


Com estas informações os cientistas têm uma melhor compreensão sobre o fluxo de gelo na Antártida, e maior possibilidade de reduzir a incerteza nas previsões do impacto do aquecimento global sobre o nível global do mar.
Fonte: NASA ESA

Sem comentários: