quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Observações da sonda MRO da NASA sugerem fluxos de água em Marte

A NASA anunciou em conferência que observações feitas com a sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) revelaram possíveis fluxos (correntes) de água, durante os meses mais quentes em Marte.

Combinações de imagens orbitais em 3D feitas com o equipamento High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), a bordo da sonda MRO,  mostram fluxos escuros que aparecem e vão crescendo na primavera e no verão, numa ladeira dentro da cratera Newton de Marte, em 30 de Maio de 2011, estação de verão no local, 41.6 graus de latitude sul e 202.3 graus de longitude este - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona

Estruturas (veios) escuras, semelhantes a dedos, aparecem e vão crescendo nalgumas ravinas de Marte durante o final da Primavera e Verão, desaparecendo no Inverno. Foram feitas observações repetidas das mudanças sazonais destes veios em vários declives acentuados, em latitudes médias do hemisfério sul de Marte.
"A melhor explicação para estas observações até agora é que há um fluxo de água salgada", disse Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, Tucson, que é o principal investigador de HiRISE e principal autor de um relatório sobre os fluxos recorrentes publicado na revista Science.
A sazonalidade, a distribuição em latitude e as mudanças de brilho sugerem que está envolvido um material volátil, mas não se detectou directamente um. As temperaturas são demasiado elevadas para ser geada de dióxido de carbono e, em alguns locais, muito frio para a água pura que congelaria. O que se observou sugere a acção de água salgada, que tem pontos de congelação baixos.

Sulcos recorrentes em Marte
Esta série de imagens mostra as estruturas que podem ser evidências de água líquida salgada em Marte, activa actualmente - Crédito: NASA/JPL-Caltech/Univ. of Arizona (clicar para ver animação)

Depósitos de sal em grande parte de Marte indicam que a água salgada já foi abundante no passado do planeta. Estas observações recentes sugerem que a água salgada ainda se pode formar perto da superfície nos dias de hoje, em determinados momentos e lugares.
Estes resultados são os mais próximos a que os cientistas chegaram para encontrar evidências de água líquida na superfície do planeta actualmente. Se um estudo aprofundado destes fluxos recorrentes escuros provar a evidência de água salgada, estes seriam os primeiros locais conhecidos de Marte com água líquida actualmente.
A presença de água salgada pode ser importante para estudos sobre a presença de vida no planeta vermelho.
Fonte: NASA

Sem comentários: