terça-feira, 9 de agosto de 2011

Vídeo: Erupções solares e as suas classes


As explosões (erupções) solares acontecem como consequência dos poderosos campos magnéticos em volta do Sol. Geralmente, estas explosões estão associadas a regiões activas, muitas vezes são manchas solares, onde os campos magnéticos são mais fortes.
São explosões gigantescas no Sol que enviam energia, luz e partículas de alta velocidade para o espaço. Estas erupções são frequentemente associadas com tempestades magnéticas solares conhecidas como ejecções de massa coronal (CMEs).
O número de erupções solares aumenta aproximadamente a cada 11 anos e, neste momento, o Sol está a caminho de outro máximo solar, provavelmente em 2013. Significa que haverá mais explosões solares, algumas pequenas e outras grandes o suficiente para enviar a sua radiação para a Terra.
As explosões são classificadas de acordo com a sua força. As menores são da classe B, seguido por C, M e X, a maior erupção. De um modo semelhante à escala de Richter de terramotos, cada letra representa um aumento de dez vezes na produção de energia. Portanto, um X é 10 vezes um M e 100 vezes um C. Dentro de cada classe de letra, há uma escala mais fina de 1 a 9.
As erupções de classe C são fracas demais para afectar perceptivelmente a Terra. As de classe M podem causar breves "apagões" de rádio nos pólos e pequenas tempestades de radiação que podem trazer risco de vida para os astronautas.
Apesar de X ser a última letra, existem erupções superiores a 10 vezes a potência de uma X1, por isso as explosões de classe X podem ter valores miores que 9. A explosão mais poderosa foi registada em 2003, durante o último máximo solar. Foi tão poderosa que sobrecarregou os sensores ao medi-la. Foi classificada como X28.

O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) captou esta imagem da tempestade solar no início de 28 de Outubro de 2003 - Crédito: NASA / SOHO

As explosões de classe X são as maiores explosões do sistema solar. Arcos de dezenas de vezes o tamanho da Terra saltam fora da superfície do Sol quando os campos magnéticos do Sol se cruzam entre si e voltam a ligar. Nos maiores eventos, este processo pode produzir energia até um bilião de bombas de hidrogénio.
Quando as erupções são dirigidas à Terra, e associadas com CMEs, podem criar tempestades de radiação de longa duração, prejudicar satélitese até mesmo trasmitir pequenas doses de radiação aos passageiros de aviões, voando perto dos pólos. Explosões de classe X também podem criar problemas de transmissão global e apagões mundiais.
Fonte: NASA
Mais informações sobre o tempo espacial em SpaceWeather.com

Sem comentários: