sábado, 6 de agosto de 2011

Gherman Titov, primeiro fotógrafo espacial, há 50 anos

Embora o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tenha sido o primeiro homem a viajar no espaço e a ver a Terra, estando fora dela, foi o seu compatriota e amigo cosmonauta Guerman Titov o primeiro a fotografar o nosso planeta a partir do espaço, há precisamente 50 anos.
Gagarine não levou câmara fotográfica no seu voo histórico. Os astronautas americanos Alan Shepard e Gus Grissom que o seguiram no espaço, também não. Apenas o quarto homem no espaço o fez, Gherman Titov, tornando-se o primeiro fotógrafo espacial. Ele usou uma câmera de filmar Konvas de 35 mm e uma câmara fotográfica Zritel, tendo recebido formação específica para isso.

Em 6 de Agosto de 1961, Gherman Titov partiu para o espaço, a bordo da nave Vostk-2, com as suas câmaras. As primeiras fotos coloridas da Terra foram extraídas da filmagem que ele realizou durante as 17 órbitas que realizou, em 25 horas. Foi o mais jovem astronauta no espaço, tinha 25 anos.
A data é comemorada com a exposição "50 anos de fotografia espacial", na galeria "FotoSoyuz", organizada pelo Instituto de História da Ciência e Tecnologia Vavilov da Academia Russa das Ciências. Aqui podem ver-se três fotografias históricas de Titov, o planeta azul coberto de nuvens brancas, um amanhecer e uma imagem da janela utilizada pelo cosmonauta nas filmagens.
Desde Titov, a fotografia faz parte de todas as missões espaciais e tornou-se um dos principais meios de conhecimento, não só do nosso planeta mas também do espaço extraterrestre.
Tal como se pode ler em "Air & Space/Smithsonian magazine", "Se estivesse vivo hoje (ele morreu em 2000 com a idade de 75 anos), Titov, sem dúvida, ficaria maravilhado com o vídeo HD transmitido rotineiramente pelos cosmonautas da Estação Espacial Internacional - uma estrutura com um tamanho que ele dificilmente poderia ter imaginado, meio século atrás, quando orbitava a Terra na sua pequena e solitária cápsula."
Fonte: The Daily Planet / FotoSoyuz

Vídeo sobre Titov (em russo) da Agência Espacial Russa RosKosmos.

Sem comentários: