quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A nave espacial Juno transporta uma placa dedicada a Galileu

O lançamento da sonda Juno da NASA, para a sua viagem até Júpiter, está programado para amanhã, 5 de Agosto de 2011. Como homenagem pelo conhecimento que nos proporcionou sobre o planeta gigante gasoso, a bordo da nave espacial segue uma placa dedicada ao famoso astrónomo Galileo Galilei.

Uma placa dedicada ao famoso astrónomo Galileo Galilei segue na nave espacial Juno até à órbita de Júpiter - Crédito: NASA / JPL-Caltech / KSC

Utilizando a sua famosa luneta, Galileu descobriu, em 1610, os quatro principais satélites de Júpiter - Io, Europa, Ganimedes e Calisto - também conhecidos pelas 'luas de Galileu'.
A placa, que veio da Agência Espacial Italiana, mostra o auto-retrato de Galileu e inclui, também, um trecho que ele próprio escreveu sobre as observações de Júpiter, em 1610, e que se encontram arquivadas na Biblioteca Nacional Central de Florença.
Na viagem até Júpiter, a nave Juno leva ainda três tripulantes em miniatura, três pequenas estatuetas simbólicas: Galileu Galilei, o deus romano Júpiter e sua esposa Juno. Fazem parte de um programa educacional desenvolvido, numa parceria entre a NASA e o Grupo LEGO, para inspirar as crianças a explorar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Três figuras LEGO representando o deus romano Júpiter, sua esposa Juno e Galileo Galilei seguem a bordo da sonda Juno - Crédito: NASA / JPL-Caltech / KSC

Na mitologia grega e romana, Júpiter atraiu um véu de nuvens em torno de si para esconder a sua maldade. Do Monte Olympus, Juno foi capaz de revelar, através das nuvens, a verdadeira natureza de Júpiter. Juno tem uma lupa para significar a busca da verdade, enquanto o marido tem um relâmpago. O terceiro membro da tripulação LEGO é Galileo Galilei, que fez várias descobertas importantes sobre Júpiter utilizando o seu telescópio, que também vai com ele na viagem.
Fonte: NASA / NASA

Sem comentários: