sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sonda Juno parte hoje para a sua missão a Júpiter

A sonda Juno, fechada no cimo do seu veículo de lançamento, o foguetão Atlas V-551, aguarda a partida no Complexo de Lançamento 41 do Cabo Canaveral, na Flórida. Crédito: NASA / Kim Shiflett

A sonda Juno inicia hoje, 5 de Agosto de 2011, a sua viagem de 5 anos até Júpiter, se o tempo o permitir. Será lançada entre as 16h34 e as 17h43 (hora de Lisboa) no foguetão Atlas V -551, a partir do Cabo Canaveral, na Florida, Estados Unidos.
Recebendo energia de três enormes painés solares e rodopiando como uma ventoinha, a nave deverá chegar a Júpiter em 2016, onde durante um ano vai estudar o gigante gasoso e tentar descobrir um pouco mais da história do Sistema Solar.
"O que há de especial sobre Juno é que estamos realmente olhando para uma das primeiras etapas, os primeiros tempos da história do nosso sistema solar", disse Scott Bolton, principal pesquisador da missão Juno. "Logo depois de se formar o Sol, o que aconteceu que permitiu que se formassem os planetas e por que têm os planetas uma composição ligeiramente diferente da do Sol?"
"Se pudéssemos começar a entender o papel que Júpiter desempenhou e como ele se formou e como influenciou, eventualmente, a formação dos outros planetas e a Terra e, talvez, até a própria vida", disse Bolton, "então saberíamos um pouco melhor como olhar para outros planetas semelhantes à Terra, talvez orbitando outras estrelas e como eles poderiam ser comuns e, ainda, os papéis que desempenham os planetas gigantes que vemos orbitando outras estrelas."
O vídeo mostra uma animação sobre a missão Juno, que inclui animações do lançamento e voo de 5 anos.


Mais informações no site da missão Juno

Sem comentários: