quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Telescópio WISE da NASA descobre a classe de estrelas mais frias

A ilustração representa uma anã Y, pertencente à classe de anãs castanhas mais frias que se conhece, com temperaturas que podem ser inferiores às do corpo humano - Crédito: NASA/JPL-Caltech

Com base em dados do Telescópio WISE da NASA, cientistas descobriram seis anãs Y, a classe mais fria de corpos semelhantes a estrelas, com temperaturas próximas das do corpo humano, relativamente próximos do nosso Sol, a uma distância de cerca de 40 anos-luz. Só foi possível detectá-las através da visão infravermelha de alta sensibilidade do WISE.
As anãs Y são os membros mais frios das anãs castanhas. Por vezes, estas são referidas como estrelas "falhadas". Têm uma massa muito pequena para iniciar a fusão de átomos no seu núcleo e, portanto, não produzem energia nem brilham como as estrelas. Com o passar do tempo, estes objectos arrefecem e desaparecem, emitindo a pouca luz que têm em infravermelho.

A ilustração mostra diferentes tipos de anãs castanhas. Na esquerda está uma anã L, no meio é uma anã T, e à direita está uma anã Y. Os objectos são progressivamente mais frios em temperaturas atmosféricas da esquerda para a direita. Anã Y forma a classe mais nova e mais fria de anãs castanhas e foi descoberta pelo Telescópio WISE, da NASA . A anã L é vista como uma esfera vermelha ofuscante para os olhos. A anã T é mais fraca e aparece com um tom mais escuro avermelhado, ou magenta. A anã Y é ainda mais escura, mas a escolha da cor roxa é feita principalmente por razões artísticas, pois ainda não se conseguiu observar esta anã com luz visível. A anã Y também está ilustrada como refletindo uma quantidade fraca da luz das estrelas visíveis a partir do espaço interestelar - Crédito: NASA / JPL-Caltech

O estudo das anãs castanhas tem importância para compreender melhor a formação das estrelas e as atmosferas dos planetas além do nosso sistema solar. As atmosferas das anãs castanhas são semelhantes às de planetas gigantes gasosos como Júpiter, e são mais fáceis de observar, porque estão sozinhas no espaço, longe da luz ofuscante de uma estrela-mãe.
Os dados do WISE já revelaram, até agora, 100 novas anãs castanhas. O telescópio investigou o céu entre Janeiro de 2010 e Fevereiro de 20011.
Das 100 anãs castanhas, seis são classificados como anãs Y. Uma delas, chamada WISE 1828 2650, situada na constelação de Lyra, é a anã castanha mais fria, com uma temperatura atmosférica estimada inferior a 25 graus Celsius.
Davy Kirkpatrick, membro da equipa científica WISE, é o autor principal de um artigo publicado na Série Astrophysical Journal Supplement, descrevendo as 100 anãs castanhas confirmadas. Michael Cushing, um membro da equipa WISE do Jet Propulsion Laboratory da Nasa, é autor de um artigo descrevendo as anãs Y no Astrophysical Journal.
Fonte: NASA/WISE
Mais informações online em
http://www.nasa.gov/mission_pages/WISE/main/index.html
http://wise.ssl.berkeley.edu/

Sem comentários: