quinta-feira, 4 de agosto de 2011

A União Europeia contribui com mais 34 milhões de euros para proteger o lince-ibérico

Existem menos de 300 linces-ibéricos, Lynx pardinus, na Terra (Península Ibérica) - Fonte: wikipédia

A União Europeia aprovou um novo projecto LIFE para conservar o lince-ibérico, no valor de 34 milhões de euros e para ser executado em cinco anos. É o terceiro projecto consecutivo para tentar evitar a extinção deste felino.
O novo projecto, denominado Iberlince, abrange também Portugal embora a sua gestão seja feita pela Junta da Andaluzia. Tem como objectivos principais aumentar e melhorar as actuais populações de lince-ibérico em Serra Morena e Doñana e reintroduzir este felino, considerado em maior perigo de extinção no mundo, nos quatro territórios históricos que ele ocupou até há décadas em Portugal, Andaluzia, Estremadura e Castela-Leão.
Descobrir novos habitats e melhorar a diversidade genética dos linces-ibéricos são outros dos objectivos de Iberlince, assim como reduzir a sua mortalidade não natural, sobretudo os atropelamentos, que correspondem a 30% de mortes acidentais. A caça e a perseguição provocam mais 20% de mortes não naturais, ou as infecções, que matam outros 10%.
Com o novo projecto LIFE aprovado, pelo menos 70 milhões de euros serão investidos nos últimos dez anos para tentar salvar o lince-ibérico da extinção.
Fonte: El Mundo.es
Mais informações sobre o lince-ibérico na sua página Web em Portugal

Sem comentários: