segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Maior concentração de tubarão-baleia a leste de Yucatán

Foi observada uma grande concentração de cerca de 420 tubarões-baleia a leste da ponta da península de Yucatán, no mar das Caraíbas, no sudeste do México, em 2009.

O tubarão-baleia é o maior peixe do planeta - Fonte: wikipédia

É a maior concentração desta espécie alguma vez registada. Imagens aéreas mostram os animais dispersos, em elipse, por uma área de cerca de 18 quilómetros quadrados, de acordo com um estudo divulgado na publicação científica PLoS One.

Imagens aéreas mostram os tubarões-baleia concentrados numa área de cerca de 18 quilómetros quadrados, na península de Yucatán, no México - Fonte: PLoS One

Os tubarões-baleia, Rhincodon typus , são os maiores peixes do mundo, podendo atingir 12 metros de comprimento e alimentam-se de plâncton. Muitas vezes são considerados animais solitários que vivem e se alimentam em oceano aberto.
No entanto, cada vez há mais evidências que eles são gregários e formam associações sazonais em algumas águas costeiras. Uma dessas reuniões acontece todos os anos a norte do Cabo Catoche, da Ilha de Holbox, na Península de Yucatán do México.
Mas agora, segundo o estudo, um grande número destes animais foi visto noutro local, mais a leste na costa de Yucatán, alimentando-se de ovos de peixe Bonito-Pintado, Euthynnus alletteratus, abundante na região, ao contrário do que acontece na área de alimentação de Cabo Catoche, onde as presas principais são cefalópodes e camarão.
Os cientistas envolvidos no estudo chamam a atenção para esta região marinha do Nordeste Yucatán. Com duas áreas de alimentação para o tubarão-baleia, produtividade costeira elevada e zona de desova ainda desconhecida, esta região constitui um habitat crítico que necessita um maior e mais coordenado esforço de conservação.
Fonte: ÚltimoSegundo e Plos One

Sem comentários: