domingo, 14 de agosto de 2011

O Telescópio Hubble oferece um bonito colar cósmico

O Telescópio Espacial Hubble fotografou este gigante e brilhante colar cósmico, na constelação de Sagitta (Arrow).

A Nebulosa Colar está localizada a 15.000 anos-luz de distância, na constelação de Sagitta. Nesta imagem composta, obtida em 2 de Julho, o brilho do hidrogénio é azul, do oxigénio é verde e do azoto é vermelho - Crédito: NASA, ESA, and the Hubble Heritage Team (STScI/AURA)

A Nebulosa Colar, como é conhecida, é uma nebulosa planetária descoberta recentemente, os restos brilhantes de uma vulgar estrela semelhante ao Sol. A nebulosa forma um anel, com 12 triliões de milhas de largura, constituído por nós brilhantes de gás denso, semelhante a um colar de diamantes.
A nebulosa, também chamada PN G054.2-03.4, resultou a partir de um par de estrelas orbitando próximas uma da outra. Há 10.000 anos, uma das estrelas em envelhecimento dilatou até um ponto em que envolveu a sua estrela companheira. A estrela menor continuou em órbita dentro da sua companheira maior, aumentando a taxa de rotação da estrela gigante.
A estrela companheira dilatada girou tão rápido que uma grande parte da sua camada exterior gasosa expandiu para o espaço. Devido à força centrífuga, a maioria do gás escapou ao longo do equador da estrela, produzindo um anel com nós brilhantes, constituídos por aglomerados de gás denso.
O ponto brilhante no centro do anel representa as duas estrelas, distanciadas por alguns milhões de milhas apenas. Elas continuam a girar entre si, completando uma órbita em pouco mais de um dia.
A Nebulosa Colar está localizada a 15.000 anos-luz de distância, na constelação de Sagitta. Nesta imagem composta,obtida em 2 de Julho, o brilho do hidrogénio é azul, do oxigénio é verde e do azoto é vermelho.
Fonte: NASA

Sem comentários: