quinta-feira, 3 de março de 2011

Encontrados ossos de Pteranodon no Texas

Foram encontrados, no Texas, os ossos fossilizados de um réptil voador que viveu há cerca de 89 milhões de anos e que pode ser o mais antigo exemplar conhecido como Pteranodon. A descoberta vem publicada no Journal of Paleontology .
O Pteranodon era uma espécie de pterossauro, contemporâneo de alguns dinossauros, entre 100 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os pterossauros foram os únicos répteis voadores de antigamente e tinham asas com membranas dérmicas.

Pteranodon em posição de repouso - Fonte: wikipédia

De acordo com o paleontólogo Timothy S. Myers, da Southern Methodist University, em Dallas, que identificou o réptil, este espécime é o primeiro do seu tipo encontrado no Texas e pode ser o mais antigo da sua espécie. Trata-se de um pterossauro adulto, da variedade desdentada, e não era dos maiores pterossauros, embora maior que a maioria das aves. O réptil tinha uma envergadura de asas entre 3,6 e 4 metros e foi descoberto no Austin Group, uma formação rochosa proeminente no Texas, com cerca de 89 milhões de anos, do início do Cretáceo.

Western Interior Seaway há cerca de 100 milhões de anos - Fonte: wikipédia

Os pterossauros viveram numa época em que um enorme e antigo mar cortava a parte central dos Estados Unidos, chamado Western Interior Seaway, que ia do Oceano Ártico até ao Golfo do México, dividindo a América do Norte ao meio. Possivelmente os pterossauros voaram sobre o mar.
Já foram encontrados muito fósseis de Pteranodon onde ficava a parte central desse mar, em Kansas, Dakota do Sul e Wyoming. Até agora ainda não tinha aparecido qualquer exemplar de Pteranodon na parte sul do antigo mar, onde actualmente fica o Texas.


Fonte: Estadão

Sem comentários: