quarta-feira, 30 de março de 2011

Estrelas e planetas Kepler

Estrelas e planetas Kepler - Crédito: Jason Rowe, Kepler Mission

Utilizando o Telescópio Kepler foi possível descobrir 1.235 candidatos a planetas orbitando outras estrelas, desde que a missão Kepler iniciou a procura de mundos semelhantes à Terra, em 2009 . Para encontrá-los, Kepler monitorou um campo rico de estrelas para identificar os trânsitos planetários através do escurecimento ligeiro da luz das estrelas, causado por um planeta atravessando na frente da sua estrela-mãe. Esta imagem notável mostra todos os candidatos a planeta Kepler, em trânsito com as suas estrelas e ordenados por tamanho, a partir de cima e da esquerda para a direita. 
Os discos representativos das estrelas e as silhuetas dos planetas em trânsito estão na mesma escala relativa, as estrelas com cores saturadas. Algumas estrelas mostram mais do que um planeta em trânsito, mas é preciso ver a imagem em alta resolução para identificá-los todos.
O Sol aparece na mesma escala, isolado e abaixo da linha superior à direita. Em silhueta contra o disco solar estão Júpiter e a Terra em trânsito.
Imagem em HD no endereço http://www.flickr.com/photos/astroguy/5552363328/sizes/l/in/photostream/
Fonte (texto): APOD

Sem comentários: