quarta-feira, 30 de março de 2011

Tabela Periódica dos Elementos


Também a "velhinha" Tabela Periódica dos Elementos, recurso indispensável no estudo da Química, se vem adaptando às novas tecnologias, tornando-se muito mais interessante. A folha impressa com a disposição dos elementos químicos criada por Dmitri Mendeleiev no século XIX compete, actualmente, com outros meios mais estimulantes que a Internet proporciona.
Com alguns 'clics' podemos consultar, por exemplo, esta Tabela Periódica Online mas, se o aspecto visual também é importante, temos a Tabela Periódica em Gravuras. Os apreciadores de música encontram várias versões da Canção da Tabela Periódica, esta é uma delas. Por último, o som e a imagem aparecem associados na nova tabela do site The Periodic Table of Vídeos (Tabela Periódica de Vídeos), que apresenta um vídeo explicativo para cada um dos 118 elementos, para além doutros vídeos sobre Química e Física (como uma área só sobre moléculas e uma área de vídeos gerais).


O projecto, uma colaboração da Universidade de Nottingham, do Reino Unido, com o jornalista Brady Haran., apresenta no seu canal no  YouTube uma área só com vídeos legendados em português.

Os responsáveis pelo site também produziram o Sixty Symbols (Sessenta Símbolos), projecto dedicado a explicar, em vídeos curtos e divertidos, os símbolos e letras utilizados na Física e na Astronomia.

(reprodução)


Fonte: Estadão

Sem comentários: