terça-feira, 1 de março de 2011

Nebulosa do Véu em Cygnus Loop

Esta imagem do WISE, mostra os destroços resultantes da explosão de uma estrela, assim como outras estrelas no fim das suas vidas. A estruturas coloridas em forma de arco são remanescentes de uma supernova.

Nebulosa do Véu, parte visível do remanescente de supernova Cygnus Loop - Crédito: NASA / JPL-Caltech / UCLA

Localizada na constelação de Cygnus, o remanescente de supernova, chamada Nebulosa do Véu, foi criada pela explosão de uma estrela massiva, há cerca de 5.000 a 8.000 anos, enviando ondas de choque que continuam a interagir com o gás e a poeira entre as estrelas. É uma das maiores imagens do WISE apresentadas até agora, cobrindo uma área equivalente a quase nove por nove luas cheias.
A Nebulosa do Véu é o nome que geralmente se refere à parte visível da totalidade do remanescente de supernova, que foi vista inteiramente à luz de rádio e designada Cygnus Loop.
A porção da nebulosa, à direita é conhecida como Nebulosa Vassoura da Bruxa. Pode ser vista nesta imagem WISE como uma longa e fina nuvem vertical avermelhada de poeira. A estrela 52 Cygni , vista em azul brilhante, parece andar na nebulosa, como uma bruxa numa vassoura.

Nebulosa Vassoura da Bruxa, ponta oeste de Nebulosa do Véu, conhecida também por por NGC 6960, a 1400 anos-luz, na constelação de Cygnus - Crédito: Adam Block , Mount Lemmon SkyCenter , Univ. Arizona

As cores da Nebulosa do Véu resultam das ondas de choque da supernova que aumentaram a energia do gás e da poeira na região e fazendo-os brilhar em todo o espectro eletromagnético. Alguns astrónomos sugerem que a Nebulosa do Véu representa não um, mas dois remanescentes de supernovas que estão interagindo uns com os outros.
 
NGC 6992/95, ponta este da Nebulosa do Véu - Fonte: wikipédia

A estrela amarela brilhante, à esquerda do centro (primeira imagem), é a estrela Cygni UX, uma estrela gigante nos estágios finais de sua vida. UX Cygni varia o brilho a cada 565 dias (estrela variável), à medida que a sua superfície dilata e contrai. Tais estrelas criam uma grande quantidade de poeira nas suas atmosferas externas à medida que a estrela se torna numa nebulosa planetária, uma estrela moribunda cercada por camadas do seu material. A poeira que cerca UX Cygni dá-lhe uma aparência amarela.
Mais para cima e um pouco à direita da imagem, está uma estrela brilhante de cor ciano, AM Cygni, que é outra estrela variável chegando ao final de sua vida.
Na borda direita da imagem, vemos um objeto não identificado de cor laranja e brilhante. Possivelmente é uma estrela gigante vermelha, que também está na última fase da sua vida, lançando material para o ambiente à medida que se torna numa nebulosa planetária.
As cores azul e verde (ciano) representam principalmente a luz emitida pelas estrelas. Verde e vermelho representam, sobretudo, a luz emitida pela poeira quente.
Fonte: NASA

Sem comentários: